Opinião

Retinopatia diabética enquanto doença neurodegenerativa
Joana Tavares Ferreira
23 maio 2024

Joana Tavares Ferreira, assistente Hospitalar Graduada da ULS Santa Maria e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é a autora deste artigo de opinião que alerta para o facto da retinopatia diabética ser a complicação oftalmológica microvascular mais comum da diabetes mellitus. 

Desafios e soluções na luta contra a retinopatia diabética
Dr. Rufino Silva
22 Nov. 2023

Leia o artigo do Dr. Rufino Silva, professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e Chefe do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), sobre as especificidades da retinopatia diabética.

Glaucoma: o ladrão silencioso da visão
Dr. Rufino Silva
22 Jun. 2023

O Dr. Rufino Silva, médico oftalmologista e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra partilha a sua opinião sobre o perigo do glaucoma e as diferentes opções terapêuticas disponíveis.

Melhoria ou restituição de visão por tratamento laser
Dr. Rufino Silva
17 Abr. 2023

Os procedimentos laser têm evoluído significativamente em Oftalmologia, apresentando um impacto positivo na melhoria de visão, ou até mesmo na restituição da visão perdida. Leia o artigo de opinião do Dr. Rufino Silva, oftalmologista e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Diagnóstico e tratamento da catarata, pelo olhar do Dr. Rufino Silva
Dr. Rufino Silva
16 Fev. 2023

O Dr. Rufino Silva comprometeu-se a realizar uma revisão sobre o diagnóstico e tratamento da catarata. Leia o artigo de opinião do oftalmologista e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

Os olhos colocados no futuro dos cuidados de Saúde
Prof. Doutor Joaquim Neto Murta
12 maio 2021

Os sistemas de Saúde em todo o mundo debatem-se, cada vez mais, com o aumento significativo dos seus custos que, muitas vezes, não foi acompanhado com um aumento da qualidade, não obstante possuírem profissionais esforçados e muito bem treinados. A Organização Mundial de Saúde estima que 20-40% dos custos dos sistemas de saúde são desperdiçados por ineficiência.

Atrofia no nervo ótico pode provocar perda irreversível da visão útil
Dr.ª Rita Couceiro
13 Jan. 2020

A neuropatia ótica hereditária de Leber (NOHL) é uma doença genética neurodegenerativa que atinge os nervos óticos, provocando perda grave de visão. Esta afeta maioritariamente homens em idade jovem (entre os 15 e os 35 anos) e manifesta-se com perda profunda e rapidamente progressiva da visão central, primeiro num olho e semanas depois no outro, ou em ambos os olhos simultaneamente.

Apoio

BayerRoche