Entrevistas

Vantagens da formação em análise de dados e curvas de sobrevivência
Firmino Machado
19 Dez. 2024

Enquanto diretor do curso Estatística – Análise de Sobrevivência, na Universidade de Aveiro, Firmino Machado, destaca este procedimento que permite perceber a “necessidade de alteração terapêutica” ou “o tempo até a ocorrência de uma complicação cirúrgica oftalmológica”, no âmbito da sua participação no Congresso Português de Oftalmologia. Assista ao vídeo.

Modelo abrangente e riqueza científica marcam 67.ª edição do CPO
Rita Flores
19 Dez. 2024

"Discussão viva e atual". Foi assim que Rita Flores, presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), descreveu o 67.º Congresso Português de Oftalmologia, que aconteceu entre 5 e 7 de dezembro. Em entrevista, a especialista afirma que o desenho do programa científico desta edição garantiu que "todas as subespecialidades e profissionais fossem representadas". Assista ao depoimento em vídeo. 

O futuro das terapêuticas regenerativas na Oftalmologia nacional
João Pinheiro Costa
19 Dez. 2024

“Terapêutica médica regenerativa. Em que fase estamos!” foi o tema que João Pinheiro Costa, especialista em Oftalmologia na ULS São João, apresentou durante o 67.º Congresso Português de Oftalmologia. “Termos fármacos e algumas armas terapêuticas novas que nos possam ajudar na prática clínica será seguramente um passo importante e que espero que nos próximos anos esteja disponível”, salienta. Assista à entrevista.

Nevrite ótica: a importância da perspetiva da Neuro-Oftalmologia
Bernardo Sánchez-Dalmau
19 Dez. 2024

Bernardo Sánchez-Dalmau, especialista em Neuro-Oftalmologia, no Hospital Clínic de Barcelona, participou no 67.º Congresso Português de Oftalmologia, com o tema “Nevrite ótica: o que há de novo?”. “Se formos capazes de diferenciar o tipo de nevrite e atribuí-lo à doença correspondente, seremos muito mais ágeis no momento de iniciar o tratamento”, salienta. Assista à entrevista.

Rastreio de glaucoma com IA: “Temos imensos doentes por diagnosticar, mas as tecnologias permitem ver mais doentes”
Rafael Barão
19 Dez. 2024

Rafael Barão, da Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria, reflete sobre as vantagens de investir em inteligência artificial (IA) para dar uma resposta atempada aos que sofrem de glaucoma. Além disso, refere que os serviços devem ter a iniciativa de implementar estratégias para resolver problemas na comunidade oftalmológica. Assista ao vídeo.

O impacto do tratamento com fármaco biespecífico na jornada dos  doentes com DMIn e EMD não respondedores
João Beato
02 Dez. 2024

“Ang-2: The pieces of the puzzle are falling into place” foi o mote do simpósio patrocinado pela Roche, na Reunião do Grupo Português de Retina e Vítreo, em outubro, em Tomar. O oftalmologista João Beato, da ULS de São João, integrou o painel de especialistas que juntaram o puzzle, em que consiste o tratamento dos casos mais desafiantes de degenerescência macular da idade (DMI) neovascular e edema macular diabético (EMD). Assista às declarações.

Fármacos biespecíficos anti-VEGF permitem extensão prolongada do  intervalo de tratamento para EMD e DMI
João Pedro Marques
02 Dez. 2024

Apesar de ainda não haver um tratamento curativo para os doentes com edema macular diabético (EMD) e degenerescência macular da idade (DMI) neovascular, João Pedro Marques reitera que existem fármacos que permitem manter os doentes estáveis e controlados. Assim declarou o oftalmologista da ULS de Coimbra, enquanto orador convidado do simpósio da Roche, realizado na Reunião do Grupo Português de Retina e Vítreo, no dia 25 de outubro, em Tomar.

Terapêutica com dupla inibição nos casos de EMD
Carolina Madeira
02 Dez. 2024

Carolina Madeira, oftalmologista da ULS de Gaia/Espinho, participou no simpósio patrocinado pela Roche, “Ang-2: The pieces of the puzzle are falling into place”, decorrido na Reunião do Grupo de Estudos da Retina e Vítreo (GPRV), em Tomar. A especialista comentou a importância do novo anticorpo monoclonal biespecífico, isto é, com alvo na angiopoietina-2 e no fator de crescimento endotelial vascular A. Além disso, comentou também de que forma esta molécula pode impactar o burden dos doentes com degenerescência macular da idade (DMI) neovascular e edema macular diabético (EMD). Veja o depoimento.

Retinopatia da prematuridade: “O mais importante de tudo é rastrear e depois tratar”
Susana Teixeira
28 Nov. 2024

Susana Teixeira, especialista em Oftalmologia no Hospital da Luz, participou no 1.º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo, um marco no campo da Oftalmologia que reuniu especialistas da Península Ibérica para debater avanços cirúrgicos em casos complexos de estrabismo. A especialista, que marcou presença no evento que decorreu em outubro, no Porto, partilhou as suas perspetivas em entrevista e esclareceu os temas debatidos.

Desafios da prática clínica exigem reunião dedicada: o balanço do 1.º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo
Renato Silva
27 Nov. 2024

Renato Silva, especialista em Oftalmologia no Centro Hospitalar Universitário de São João, participou ativamente no 1.º Encontro Ibérico de Cirurgia de Estrabismo que decorreu nos dias 11 e 12 de outubro, no Porto Palácio Hotel. O especialista partilhou as suas impressões em entrevista sobre o evento que reuniu especialistas da Península Ibérica para debater abordagens inovadoras a formas complexas de estrabismo. Veja a entrevista completa. 

Apoio

BayerRoche