Entrevistas

Controvérsias no tratamento da atrofia geográfica
Ângela Carneiro
22 Fev. 2024

Durante a sessão “Rumo a uma nova era no tratamento da atrofia geográfica”, Ângela Carneiro, presidente do GER e oftalmologista no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, apresentou uma lista de controvérsias relacionadas com a aprovação e utilização dos inibidores do complemento.

O que há de novo nas guidelines de retinopatia diabética?
Bernardete Pessoa
22 Fev. 2024

Já está disponível no sítio do Grupo de Estudos da Retina (GER) o documento com as guidelines de 2023 de retinopatia diabética. “Este documento”, apresentado no 66.º Congresso da SPO por Bernardete Pessoa (editora e coordenadora das orientações clínicas de retinopatia diabética), “pretende dar linhas de orientação consensuais entre os oftalmologistas do GER, refletindo o ‘estado da arte’”, pode ler-se na introdução. Estas guidelines foram “sujeitas a uma apreciação ampla pela comunidade oftalmológica portuguesa que se dedica ao estudo e tratamento das doenças da retina, com o objetivo da recolha de opinião de todos os interessados de modo a melhorar o seu conteúdo, com o maior consenso possível”.

“Desenhámos o programa completo, que procurou debater temas transversais, designadamente a sustentabilidade, a gestão e e a investigação”
Rita Flores
22 Fev. 2024

Rita Flores, atual presidente da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), traçou o balanço da 66.ª edição do Congresso da SPO. No rescaldo do Congresso, que decorreu no Tivoli Marina Vilamoura Hotel, a médica, que é também diretora do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central, confessa estar “bastante satisfeita” com a organização deste evento que reconhece ter sido “salpicado por inúmeras tendências inovadoras”.

Quais os desafios e as oportunidades da Oftalmologia em Portugal?
Rufino Silva
22 Fev. 2024

Rufino Silva, oftalmologista no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi um dos intervenientes em duas sessões, inseridas no programa da 66.ª edição do Congresso da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO). Na sessão “Rumo a uma nova era no tratamento da atrofia geográfica”, o especialista falou de dois fármacos, para já aprovados exclusivamente nos Estados Unidos da América para esta entidade. Na mesa-redonda “A defesa da Oftalmologia, uma experiência partilhada”, Rufino Silva elencou os desafios que a especialidade enfrenta, atualmente, no nosso país.

Barómetro: “Os doentes com EMD/RD aceitam melhor os desafios relacionados com o tratamento”
Bernardete Pessoa
16 Fev. 2024

Bernardete Pessoa foi, em conjunto com Miguel Lume, moderadora do “Simpósio da Retina”, durante o qual foram conhecidos os resultados do Barómetro de Oftalmologia. A médica oftalmologista, que é também responsável da Secção de Diabetes Ocular do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), no Porto, analisou os dados relativos ao edema macular diabético e retinopatia diabética e apontou os aspetos que aproximam e distanciam as respostas dadas por médicos e por doentes.

Barómetro: “Em função dos resultados obtidos são avaliadas estratégias de melhoria da prestação de cuidados de saúde”
Miguel Lume
16 Fev. 2024

Miguel Lume, em parceria com Bernardete Pessoa, assumiu a moderação do “Simpósio da Retina”, durante o qual foram divulgados os resultados da segunda edição do Barómetro de Oftalmologia. O oftalmologista do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUdSA), no Porto, durante a sua intervenção, referiu que, “em função dos resultados obtidos no barómetro, são avaliadas estratégias de melhoria da prestação de cuidados de saúde na área da Oftalmologia”. Esta é, nas palavras de Miguel Lume, “a consequência prática” deste projeto. “Com base nestes resultados, são criados mecanismos e respostas às necessidades sentidas tanto pelos doentes, como pelos profissionais de saúde.”

“Quando olhamos para o barómetro, vemos, claramente, que há zonas em que podemos atuar”
Mário Ornelas
16 Fev. 2024

A segunda edição do “Barómetro na retinopatia diabética/edema macular diabético e degenerescência macular da idade” – um projeto que conta com o apoio da Bayer – consistiu na aplicação de questionários a doentes, oftalmologistas prescritores de tratamentos intra-vítreos e profissionais de saúde não prescritores, com o intuito de “avaliar o impacto dos tratamentos intra-vítreos”. Os resultados do Barómetro foram apresentados por Mário Ornelas, diretor do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar de Setúbal, durante o “Simpósio de Retina”, que foi inserido no programa do 66.º Congresso Português de Oftalmologia.

As propostas e as soluções que permitam responder aos desafios e às necessidades dos doentes com DMIn
António Campos
16 Fev. 2024

No rescaldo da apresentação dos resultados do Barómetro de Oftalmologia – divulgados por ocasião do 66.º Congresso Português de Oftalmologia – António Campos, oftalmologista no Centro Hospitalar de Leiria, partilhou as propostas de melhoria de cuidados de doentes com degenerescência macular da idade (DMI) nos hospitais portugueses.

“A pressão sobre o sistema de saúde relativamente à retinopatia diabética é enorme”
Jorge Dores
16 Fev. 2024

Durante a apresentação dos resultados do Barómetro de Oftalmologia, que incluiu condições como o edema macular diabético (EMD) e a retinopatia diabética (RD), Jorge Dores, especialista em Endocrinologia, apresentou a perspetiva do doente com diabetes, fazendo uma leitura dos números em função das estimativas de doentes em Portugal e no mundo.

Glaucoma e hipertensão arterial, uma “relação complexa e não completamente esclarecida”
Teresa Gomes
15 Fev. 2024

A propósito das mais recentes guidelines da European Society of Hypertension (ESH) para a abordagem à hipertensão arterial, quisemos perceber melhor a relação entre esta patologia e as doenças oftalmológicas, com enfoque no glaucoma. Para isso, a News Farma entrevistou uma especialista nesta área, Teresa Gomes, que alertou para o impacto da “instabilidade da pressão arterial” no contexto da doença glaucomatosa. A oftalmologista da Unidade Local de Saúde São José comentou ainda o papel dos betabloqueantes no tratamento das duas enfermidades.

Apoio

BayerRoche