Atualidade
De 6 a 9 de setembro, decorreu, em Berlim, mais uma edição do Congresso da International da Ocular Inflammation Society. O evento contou com oftalmologistas portugueses integrados no programa científico.
No âmbito da celebração do Dia Mundial da Retina (24 de setembro), a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) relembra que a degenerescência macular da idade (DMI) e a retinopatia diabética, duas doenças da retina, continuam a ser as principais responsáveis por muitos casos de perda grave de visão e cegueira que podem ser evitados. A SPO reforça a importância da prevenção, diagnóstico, e tratamento atempado como armas para evitar que mais portugueses percam um bem tão precioso como a visão.
Investigadores da Fundação Champalimaud criaram uma configuração inédita para fornecer estímulos visuais complexos dentro do espaço confinado de um scanner de ressonância magnética (MRI), para roedores. Isto permitiu-lhes abrir novas perspectivas na compreensão da plasticidade do cérebro em adultos, com implicações para os domínios da reabilitação visual em adultos e das terapias de restauração visual.
O projeto do Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Norte que leva rastreios de glaucoma aos utentes do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte é finalista na categoria de Melhor Projeto dos Prémios de Boas Práticas, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH).
Para melhorar a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas que vivem com diabetes e baixa visão, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) estabeleceram um protocolo de colaboração que permite a cada uma das associações encaminhar pessoas para os serviços que o parceiro presta, entre outras atividades.
A Câmara Municipal de Lagos aprovou a atribuição de 413 mil euros ao Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA). Esta decisão visa melhorar as condições de prestação de cuidados de saúde, aos doentes da região, nas áreas da Oftalmologia e Imagiologia.
A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia anuncia a abertura das candidaturas para as Bolsas de Investigação Clínica.
Estudo prospetivo transversal comparou imagens de fundo de olho de campo largo padrão e dois sistemas de imagiologia do fundo do olho baseados em smartphones (SBFI) diferentes tiradas por um programa de telemedicina liderado por um técnico operacional na Índia e concluiu que nenhuma das abordagens SBFI era superior à outra e que tanto os avaliadores humanos como um sistema autónomo baseado em inteligência artificial (IA) podiam identificar adequadamente retinopatia de prematuridade com necessidade de tratamento utilizando apenas fotografias SBFI.
Estudo sugere que o estreitamento persistente do ângulo detetado pela AS-OCT ou pela pontuação cumulativa da gonioscopia foi preditivo da progressão da doença em olhos PACS após LPI. Estes achados sugerem que a AS-OCT e a gonioscopia podem ser realizadas para identificar doentes com alto risco de desenvolver encerramento de ângulo que podem beneficiar de um monitoramento mais próximo, apesar da LPI patente.
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) passa a dispor da Consulta de Neurologia-Visão – uma consulta multidisciplinar, única no país, que nasce da estreita colaboração entre os serviços de Neurologia e de Oftalmologia. Ao juntar as duas especialidades, o hospital pretende otimizar o atendimento e reduzir o número de deslocações ao hospital, aumentando a eficácia da prestação de cuidados.