Atualidade

09 maio 2024

A atividade de ambulatório de Oftalmologia do Hospital de Santo António dos Capuchos vai passar a ser realizada, a partir do segundo semestre do ano, no Instituto Gama Pinto, em Lisboa. A transição do serviço ocorre na sequência da integração do Instituto Oftalmológico Dr. Gama Pinto na Unidade Local de Saúde São José, da qual também faz parte o Hospital dos Capuchos.

09 maio 2024

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lança a App WHOeyes, uma aplicação gratuita para dispositivos móveis, que avalia a acuidade visual de perto, a acuidade visual de longe, e fornece mensagens educativas sobre como as pessoas podem proteger seus olhos.

09 maio 2024

A responsável de Oftalmologia do Hospital São José, Rita Flores, defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

09 maio 2024

José Cunha-Vaz, professor catedrático emérito de Oftalmologia da Universidade de Coimbra e presidente honorário da Associação para  Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), recebeu um prestigiado prémio mundial de investigação em Oftalmologia: o Helen Keller Prize for Vision Research. As suas descobertas científicas, a partir dos anos 60,  em Inglaterra, EUA e Portugal, influenciaram gerações de investigadores e tiveram um grande impacto na prática clínica.

11 Abr. 2024

O número de pessoas que experienciam cegueira e deficiência visual devido a cataratas aumentou, nos últimos 30 anos, 29,7 % a nível mundial. Apesar do tratamento cirúrgico da catarata ser eficaz, o envelhecimento e crescimento populacional superam o seu impacto. 

11 Abr. 2024

O glaucoma permanece como uma das principais causas de cegueira a nível mundial. Esta é a conclusão de um estudo publicado na revista “Nature”, do Real Colégio Britânico de Oftalmologia, e que contou com a participação de optometristas portugueses e da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), Entidade de Utilidade Pública.

11 Abr. 2024

A Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) nos Açores assinalou o 29.º aniversário, com uma aposta em novas valências em São Miguel, incluindo o transporte para consultas médicas e o treino de atividades diárias.

14 Mar. 2024

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) promove um inquérito nacional, que pretende reunir informações sobre a gestão desta patologia em Portugal.

14 Mar. 2024

De acordo com os mais recentes estudos e o alerta lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência da miopia encontra-se numa tendência crescente, prevendo-se que em 2050 cerca de cinco mil milhões de pessoas, em todo o mundo, irão ser afetadas por este problema de visão. Estes dados colocam a saúde visual entre os problemas mais preocupantes a nível global. Com o intuito de travar esta problemática e sensibilizar os mais novos, a CooperVision lança em Portugal o Programa Voluntários Para Travar a Miopia.

14 Mar. 2024

A propósito da Semana Mundial do Glaucoma, e com o mote ‘No glaucoma, tempo é visão’, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) destaca a necessidade de diagnosticar precocemente esta doença crónica e progressiva, que afeta aproximadamente 200 mil pessoas em Portugal.[1] Embora o glaucoma não tenha cura, o diagnóstico atempado e o tratamento adequado é vital para preservar a visão do doente e, principalmente, impedir a progressão da doença, evitando assim a cegueira irreversível.

Apoio

BayerRoche