Atualidade
A 7.ª Reunião Científica Internacional do Grupo de Estudos da Retina de Portugal (GER) decorreu no Auditório do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, entre os dias 24 e 25 de fevereiro. A My Oftalmologia marcou presença e preparou uma fotogaleria alusiva ao acontecimento de atualização das doenças e áreas da retina.
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO), enquanto membro da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), associou-se ao pedido endereçado à Organização das Nações Unidas (ONU) para a nomeação de um Enviado Especial para a Visão, num apelo internacional endereçado a António Guterres, Secretário-Geral da ONU, que juntou 63 países e mais de 150 organizações de Saúde.
O Centro de Responsabilidade Integrado de Oftalmologia (OFTACRI) do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) assinala um ano sobre a sua criação, reportando um aumento de 28 % de consultas externas da especialidade de Oftalmologia realizadas, um expressivo crescimento de 57 % de primeiras consultas, e a atividade cirúrgica desta especialidade a registar um crescimento de 34 %.
O Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) é o primeiro a nível internacional a recorrer a um programa de inteligência artificial que promete revolucionar o rastreio do glaucoma, a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Uma metodologia rápida, económica e eficiente para o diagnóstico genético de uma doença rara que pode levar à cegueira foi desenvolvida por uma equipa de cientistas de Universidade de Coimbra (UC).
“Evidência Subclínica de Alterações Microvasculares na Retina em Doentes Obesos” é título de um dos artigos publicados na última edição da Revista da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia e que resulta de um estudo que teve como objetivo “avaliar o impacto da obesidade na microcirculação e estrutura da retina usando tecnologia não invasiva clinicamente disponível”.
Disponível online desde dezembro último e publicado na edição de fevereiro da Revista Ophthalmology and Therapy, o artigo “Different Risk Profiles for Progression of Nonproliferative Diabetic Retinopathy: A 2-Year Study” compreende os resultados do estudo de coorte observacional longitudinal prospetivo CORDIS, realizado por uma equipa de investigadores nacionais que caracterizou a progressão de dois anos de diferentes fenótipos de risco nos olhos com retinopatia diabética não proliferativa (RDNP) leve e moderada em pessoas com diabetes tipo 2.
O Hospital Dr. Francisco Zagalo – Ovar (HFZ-Ovar) passou a realizar cirurgia no canal lacrimal, tendo a primeira intervenção ocorrido no passado mês de novembro de 2022.
A retinopatia de prematuridade (ROP) é uma das principais causas de baixa visão e cegueira na infância em todo o mundo. A avaliação periódica dos bebés prematuros nas primeiras semanas e meses de vida por médicos oftalmologistas é fundamental para diagnosticar atempadamente esta doença e instituir tratamento quando indicado, de modo a tentar evitar a evolução da doença.
O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) constituiu um novo Centro Nacional de Terapia Génica em Oftalmologia (CNTGO), posicionando-se, assim, na primeira linha do panorama internacional e contribuindo para a mudança da qualidade de vida dos doentes afetados com distrofias retinianas de aparecimento precoce associadas a mutações no gene RPE6 que evoluem para cegueira.